janeiro 20, 2011

Prefeitura de Campina desnvolve ponto de Cultura, e Mistura cordadena um deles

Postado por e 1 comentário
Prefeitura de Campina Grande desenvolve Pontos de Cultura e beneficia carentes, Mistura Gostosa Lidera um dos Projetos

         Campina Grande vive um momento de grande importância na área cultural. Quem garante isso é o coordenador municipal de Cultura de Campina Grande, Alexandre Tann. Segundo ele, isso se deve ao fato de que Campina é a terceira cidade do Nordeste a possuir uma Rede Pontos de Cultura, que hoje é referência nacional nas reuniões e encontros pelo Brasil.

         Para o coordenador, a Rede Pontos de Cultura de Campina Grande é um sonho que virou realidade graças à visão empreendedora de gestores como o prefeito Veneziano Vital do Rêgo e o secretário de Educação, Flávio Romero. “Tanto o prefeito, como o secretário estão à frente deste grande projeto de incentivo cultural em Campina Grande, beneficiando e resgatando a cidadania de milhares de cidadãos antes excluídos e até marginalizados”, afirmou.

         Conforme esclareceu, Campina Grande conta com nove Pontos, formadores da Rede Pontos de Cultura, que vem desenvolvendo um trabalho rico na sua diversidade e inclusão.

          Ele destacou o Ponto de Cultura “Imagine”, coordenado pela AAIC - Associação das Senhoras de Caridade de Campina Grande, tendo como responsável Diana Almeida. Ele funciona nas dependências do Instituto São Vicente de Paulo, atendendo a crianças, adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade, com aulas de dança de salão, dança contemporânea e artes plásticas.

           Já o Ponto de Cultura “Quadrilharte”, coordenado pela Associação Cultural Desportiva Mistura Gostosa tem como responsável Joelder Grismino. Ele funciona na Escola da Rede Municipal de Ensino Dr. Severino Cruz, além dos bairros de Santa Rosa, Monte Santo, Palmeira. Oferece oficinas de musicalização, dança regional, adereços e figurino para a formação de grupos de dança. Abrange todas as quadrilhas juninas de Campina Grande

          Por sua vez, o Ponto de Cultura “Raízes do Amanhã - Danças Populares na Educação e Inserção”. O trabalho é coordenado pela Associação Projeções Raízes, tendo como responsável Ronildo Sousa. O Ponto trabalha com as crianças do Bairro do Catolé, da Escola Semente do Amanhã, com oficinas de Danças Folclóricas.

          Enquanto isso, o Ponto de Cultura “Resgatando a Cidadania Através da Educação e Cultura”, coordenado pelo CIPMAC, e sob responsabilidade de Milene Ferreira, tem um trabalho voltado aos profissionais do sexo em toda sua diversidade. Ele funciona na sede da entidade, com oficinas de cabelereiro, manicure e artes plásticas, sobretudo com pintura em tela.

          Alexandre Tann destacou também o trabalho desenvolvido pelo Ponto de Cultura, “A Dança e o Portador de Deficiência: Utopia Possível”, sob a coordenação da Associação Cultural para Deficientes de Campina Grande. A responsável é Valdemária Virgulino, que oferece oficina de dança contemporânea aos portadores de deficiências em todos os graus. O público hoje tem alunos parceiros do CACE, ICAE eAPAE.
       
O coordenador comentou ainda o Ponto de Cultura “Os Cabras do Pife”, coordenado pela Associação Cultural Clube do Forró. O seu responsável é Roberto Morais, que trabalha com crianças na formação de Bandas de Pífano, com as oficinas de confecção de instrumentos, dança e musicalização.
Por sua vez, o Ponto de Cultura “Pavilhão Itinerante”, coordenado pela ONG Movimento Viva Campina, tem como responsável Heretiano Gurjão. Este Ponto funciona nas Escolas Presidente Kennedy e Padre Antonino no Bairro de Bodocongó, com turmas de ballet clássico, Hip Hop, grafitagem, violão e teatro, beneficiando crianças e adolescentes.

Outro Ponto de Cultura de destaque é “Cultura e Arte Regional na Praça”, coordenado pela Associação dos Homossexuais de Campina Grande – AHCG. O seu responsável Rodrigo Firmino garante que está sendo oferecido ao público GTBLS oficinas de interpretação de texto, teatro, expressão corporal, maquiagem artística, dando oportunidade de uma verdadeira inclusão social.
Por fim, ressaltou o trabalho que vem sendo Ponto de Cultura “Crescendo Com Sabedoria, Envelhecendo com Saúde”, cuja coordenação é da Fundação Pedro Américo, ficando como responsável Celênia Souto.

              Neste ponto, funcionam salas de leitura, estudos dos escritos em pedras e dança. Ele trabalha em conjunto com o Clube de Mães do Itararé. “Com grande satisfação, comunicamos que dentro deste Ponto foram premiadas iniciativas ali existentes, a exemplo do Prêmio Patativa do Assaré, com o Projeto Cordelando, da Cordelista Ane Caroline Medeiros”, afirmou.

               Finalizando, Tann comentou que a cidade tem “uma riqueza cultural de grande valor e hoje afirmamos que se faz neste governo uma verdadeira política pública cultural. Hoje somos referência nacional para o Ministério da Cultura, e, em junho, estaremos recebendo todos os Pontos do Estado na Teia Regional dentro do Maior São João do Mundo, onde faremos exposições de todos os trabalhos e metas alcançados por todos os Pontos”, garantiu.

Font: Assessoria, ClicPB

1 comentários:

Anônimo disse...

Esse foi a maior injustiça feita com quadrilhas juninas de todo o Brasil!
Lamentamos que esse projeto tenho sido destinado para a Mistura gostosa, onde na verdade a prefeitura havia prometido que seria para todas as quadrilhas de Campina Grande, nós temos uma associação que é a legitima representante das quadrilhas campinenses, o secretário de educação esporte e Cultura Flavio Romero fez varias reuniões dizendo que as quadrilhas não se preocupassem que a prefeitura tava fazendo um projeto para todos! De ultima hora o coordenador de cultura Tam disse que todos eram pra fazer os projetos individuais, que o da prefeitura seria apenas pra a mistura gostosa, cujo o coordenador Joelder Trabalhava na sala do próprio Tam! Então todo o patrimônio gerado por esse projeto não é de todos e sim da apadrinhada política da prefeitura! Fico triste com isso, pois se uma quadrilha precisar de qualquer coisa tem que pedir emprestado a mistura! Isso não é justo! Alem de todos os coordenadores da mistura receberem Salários para isso!, nos dias de hoje com as dificuldades que as quadrilhas passam tem gente recebendo para fazer quadrilha!!! Alem de ter reformado toda a casa de Joelder dizendo que a sede era na casa dele!

Mahatma Gandhi (coordenador da Moleka 100 Vergonha)

Postar um comentário

QUADRILHAS.COM - O MELHOR DAS QUADRILHAS JUNINAS NA INTERNET, ACESSE E CONFIRA