junho 23, 2012

Arraiá Municipal reunirá melhores quadrilhas juninas em Araguaína

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A Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria Municipal de Cultura realizam nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço, às 19h, a 12ª edição do Arraiá Municipal e Festival de Quadrilhas.
Em sua estrutura, o Arraiá contará com barracas de bebidas e comidas típicas, shows de forró pé de serra todas as noites e a entrada gratuita. Durante o evento, acontecerá ainda o II Festival Interestadual de Quadrilhas Juninas com a participação dos melhores grupos de quadrilhas juninas. O interestadual é aberto.

Segundo informações da secretaria municipal de cultura, as melhores quadrilhas juninas de Palmas e Tocantinopolis já confirmaram presença.

Confira abaixo o regulamento completo do festival de quadrilhas:

FESTIVAL MUNICIPAL DE QUADRILHA JUNINA DE ARAGUAÍNA – 2012
 
 
REGULAMENTO
 
 
1 - DA FINALIDADE E REALIZAÇÃO
 
1.1. O Festival Municipal de Quadrilhas tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das mais populares manifestações culturais da época junina – A QUADRILHA.
 
1.2. O Festival acontecerá durante as programações do ARRAIÁ MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA, que acontecerá no período de 29 a 01 de junho de 2012, na Arena do Parque de Exposições Agropecuário de Araguaína Dair José Lourenço.
 
 
2 - DOS PARTICIPANTES
 
2.1. Os grupos devem ser constituídos por, no mínimo, 12 (doze) pares. O não atendimento a este item acarretará a desclassificação da quadrilha inscrita.
 
2.2. No caso de inscrição de menores de 18 anos, o representante da quadrilha se declara único e principal responsável pelos seus componentes menores, ficando desde já ciente e acordado que a Secretaria Municipal de Cultura se exime de qualquer responsabilidade pela apresentação ou não dos referidos menores.
 
2.3. As Quadrilhas serão responsáveis pelas músicas durante as apresentações, utilizando-se de CD’s, Pen drive. As Quadrilhas deverão comparecer ao local, trazendo duas cópias gravadas do material a ser executado, com uma hora de antecedência do horário de início do Festival no dia de sua apresentação.
 
2.4. A execução musical deverá ser acompanhada por um dos integrantes ficando opcional a preferência pelo DJ oficial do Arraial, ou da quadrilha que será indicado previamente pelo responsável de cada quadrilha
 
2.5. O não comparecimento dos representantes das quadrilhas para testar o CD, conforme estabelecido no item anterior, desobriga a Coordenação do Festival de qualquer falha que venha a ocorrer com a execução do material no momento da apresentação.
2.6.A quantidade de apoio não pode ultrapassar 08(oito) pessoas.
3 - DAS INSCRIÇÕES
 
3.1. As inscrições serão feitas até dia 25 de junho de 2012,  das 08h às 12h e das 14h às 18h, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Prefeitura Municipal de Araguaína, Rua 25 de dezembro, 265, Centro, cidade de Araguaína- TO;
 
3.2. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes dados e documentos:
 
a)            Nome completo da quadrilha, data e pequeno histórico da fundação (no máximo, com dez linhas) e resumo sobre o tema a ser apresentado.
 
b) Relação com nome data de nascimento e nº da RG ou outro documento, de todos os  componentes da Quadrilha.
 
c)            Toda documentação exigida nos itens “a” e “b” deverá ser apresentada DIGITADA ou redigida EM LETRA LEGÍVEL, preferencialmente, DE FORMA.
 
4 - DA SELEÇÃO
 
4.1.  A ordem e data de apresentação para fase classificatória que acontecerá dia 29 de junho de 2012, será definida em sorteio, com a presença dos representantes das quadrilhas, em dia e data estipulada pela Secretaria Municipal de Cultura.
EM NENHUMA HIPÓTESE AS QUADRILHAS PODERÃO ALTERAR AS DATAS E OS HORÁRIOS DE SUAS APRESENTAÇÕES, DEFINIDOS NO SORTEIO.
 
4.2. Serão selecionadas para a Final, que acontecerá dia 29 de junho de 2012, as 04 (quatro) concorrentes que atingirem a maior pontuação durante toda a fase Eliminatória. A divulgação será feita no dia 29 de junho de 2012, logo após o encerramento da fase eliminatória.
 
4.3. As pontuações atribuídas às quadrilhas, na fase Eliminatória, não serão divulgadas até o resultado final do Festival. Após a divulgação, os representantes das quadrilhas poderão ter acesso às mesmas junto à comissão organizadora.
 
5 - DAS APRESENTAÇÕES5.1. As quadrilhas deverão estar no local da concentração, com todos os componentes, 30 (trinta) minutos antes do início do evento, devendo um representante de cada quadrilha se apresentar à produção do Festival.
 
5.2. O Representante da Quadrilha deverá apresentar os documentos de identidade de cada integrante para conferência com os nomes entregues no ato da Inscrição.
 
 
As Quadrilhas não poderão se apresentar caso o número de participantes no ato da apresentação seja inferior ao número estabelecido no item 2.1.
 
5.3 – Não será permitida apresentação da quadrilha, com mais componentes do que os que foram inscritos.
 
5.4. Se houver necessidade de substituição (ões) de integrante(s) da quadrilha, deverá ser encaminhada solicitação devidamente justificada e documentada por inscrito à coordenação do evento, que poderá ou não autorizar esta (s) substituição (ões) no Maximo um dia antes do evento. As mudanças não podem ser superiores a 30% do total de integrantes.
 
5.5. Caso ocorra algum fato, devidamente comprovado e documentado, que impeça a apresentação da quadrilha no dia e horário pré-estabelecidos no sorteio, um representante da mesma, credenciado, deverá informar por escrito à Coordenação do evento, que analisará a situação e definirá, oportunamente, se a quadrilha terá direito ou não de se apresentar em outro dia ou outro horário.
 
5.6. A quadrilha que deixar de se apresentar na fase Eliminatória estará automaticamente impedida de participar no ano seguinte do Festival de Quadrilhas Municipal de Araguaína.
 
5.7. Para efeito de produção cenográfica, os participantes deverão considerar a disponibilidade estrutural e de tamanho do portal de entrada de acesso ao arraial.
 
5.8. As apresentações da Eliminatória acontecerão a partir das 19h30min, no dia 29  de junho de 2012, no Arraial Municipal montado no Parque de Exposições Agropecuário de Araguaína Dair José Lourenço.
 
5.9. A Final do Festival de Quadrilhas de Araguaína, será realizada no dia 30 de junho, Sábado, com início às 20: 00 horas, impreterivelmente.
6 - DA COMISSÃO JULGADORA E DO JULGAMENTO
 
6.1. A comissão julgadora será composta por 05 (cinco) membros, que julgarão todos os quesitos, cuja escolha caberá única e exclusivamente à organização do evento.
 
6.2. Para apuração do resultado será computado o somatório de todas as notas atribuídas a cada quesito em julgamento. Em caso de empate entre 02 (duas) ou mais quadrilhas, o critério de
desempate será o da maior soma obtida por quesito, obedecendo à seguinte ordem: conjunto,  coreografia / criatividade, figurino, repertório musical, casamento e gritador. Persistindo o empate, o Presidente da Comissão Julgadora dará o voto de Minerva.
 
 
 
6.3. Para cada item em julgamento serão atribuídas notas de 06 (seis) a 10 (dez), podendo haver fracionamento ex: 6,6; 7,9; 9.8.
 
Observação:
A Quadrilha que deixar de apresentar qualquer um dos itens em julgamento, receberá nota 6.0 no item faltante.
 
6.4. Os itens em julgamento são os seguintes:
 
a)     COREOGRAFIA E CRIATIVIDADE
Julga-se diversidade e novidades das coreografias, graça, leveza, elegância e criatividade dos passos.
 
b)    FIGURINOJulgam-se a harmonia e o equilíbrio no uso das cores, valorizando-se a criatividade, o material utilizado, a confecção e a sintonia com o tema apresentado.
 
c) REPERTÓRIO MUSICAL
As músicas utilizadas deverão ser prioritariamente do Ciclo Junino. Serão levadas também em consideração a diversidade dos ritmos, seleção musical e pesquisa musical.
 
d) CASAMENTO
Sendo um ato dramático, será julgado como tal, observando-se personagens, texto/roteiro, interpretação e direção cênica.
Perde ponto a quadrilha que agir com violência, grosseria, proferir palavrões, praticar gestos obscenos e/ou reforçar preconceitos.
 
e) GRITADOR ou MARCADOR
Será julgado pela empolgação, desenvoltura, criatividade e clareza.
 
f)CONJUNTO
Neste item julga-se animação, organização, evolução dos passos, harmonia, desenvolvimento do tema, entrada e saída do arraial.
 
6.5. A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo a nenhum participante, contestações verbais ou de caráter jurídico.
 
7 - DA PREMIAÇÃO
 
7.1. O resultado final do Festival será divulgado imediatamente após a apresentação da última quadrilha da noite.
 
7.2. Premiação especial:
 
Serão escolhidos, pelos organizadores do evento, os componentes/ personagens que mais se destacarem nas apresentações. A eles serão atribuídos troféus para:
• MELHOR GRITADOR                                                 • RAINHA
• MELHOR CASAMENTO                                                         • CASAL DE NOIVOS
 
A PREMIAÇÃO ESPECIAL INDEPENDE DOS ITENS EM JULGAMENTO, NÃO INFLUENCIARÁ E NEM SOMARÁ PONTOS NO RESULTADO FINAL DAS QUADRILHAS.
 
7.3. Aos 05 (três) primeiros colocados serão entregues troféus, certificados e pagos os seguintes valores líquidos:
 
P R E M I A Ç Ã O
 
1º LUGAR R$ 3.000,00                                                                       
2º LUGAR R$ 2.000,00                                                
3º LUGAR R$ 1.000,00
 
8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
 
8.1. Ao fazerem as inscrições, todos os componentes das Quadrilhas estarão, automaticamente, cedendo para a Prefeitura Municipal de Araguaína todos os direitos relativos à imagem e som, que poderão ser utilizados, a qualquer tempo, pela instituição, sem que seja devida qualquer remuneração aos participantes.
 
8.2. A quadrilha ou componente que, de alguma forma, perturbar a ordem dentro ou fora da área do arraial ou diante de outra concorrente, será automaticamente desclassificada pela coordenação do evento.
 
8.3. O uso de fogos e material inflamável somente poderá ocorrer mediante prévia autorização do Corpo de Bombeiros.
 
8.4. Não será permitida a entrada no arraial de nenhum material que possa ameaçar a segurança física dos participantes do evento. O descumprimento desta determinação também acarretará na desclassificação da quadrilha.
 
8.5. A quadrilha terá 05 minutos para montagem de cenário sem aplicação de qualquer penalidade. Após este tempo, a quadrilha perderá 1 (um) ponto a cada minuto de atraso, com tolerância máxima de 05 (cinco) minutos, quanto então a mesma será desclassificada.
 
8.6. Para aplicação das penalidades descritas no item acima, considera-se o horário pré-estabelecido no Sorteio de Ordem de Apresentação, não cabendo qualquer argumentação contrária.
 
8.7. Cada quadrilha terá direito a 30 minutos de apresentação, já incluída a encenação do casamento, tendo uma tolerância e 02 (dois minutos.) A quadrilha que ultrapassar o tempo
Determinado perderá 02 (dois) pontos por cada minuto excedente. Caso ultrapasse 05 (cinco) minutos será desclassificada.
 
8.8. A quadrilha deverá ficar atenta aos seguintes sinais orientados por placas / cartaz, conforme segue:
 
- INÍCIO DO TEMPO DESTINADO PARA APRESENTAÇÃO DA QUADRILHA
 
- 05’ (CINCO MINUTOS) PARA O TÉRMINO DO TEMPO DESTINADO PARA APRESENTAÇÃO DA QUADRILHA.
 
- TÉRMINO DO TEMPO DESTINADO PARA APRESENTAÇÃO DA QUADRILHA.
 
8.9. Após a liberação do arraial, a quadrilha terá 05 (cinco) minutos para produção da sua apresentação. Findo este prazo, serão mostrados cartazes, iniciando-se e informando a contagem regressiva do tempo determinado, para o início da apresentação da quadrilha.
 
8.10. A entrada da produção da quadrilha no Arraial só será permitida se a mesma estiver devidamente identificada e na quantidade pré-estabelecida.
 
8.11. Não poderá ser vinculada a quadrilha durante sua apresentação no Festival, nomes de pessoas físicas ou propaganda política, ou citação nas solenidades do evento. Tal ato acarretará na desclassificação da quadrilha.
 
8.12. À coordenação do evento é conferido o direito de alterar ou acrescentar medidas que se fizerem necessárias ao bom andamento do Festival.
 
8.13. Os direitos de utilização da imagem dos participantes do Festival, para fins promocionais, jornalísticos e publicitários, serão de uso exclusivo da Prefeitura Municipal de Araguaína, sem que qualquer remuneração seja devida à quadrilha, seus integrantes ou a terceiros.
 
8.14. Ao se inscreverem, todos os participantes aceitarão automaticamente as condições previstas no presente regulamento.
 
8.15.os casos não previstos nesse regulamento serão resolvidos pela organização do evento.
 
 
 
                                              
 
Marly Carvalho
Secretária Municipal de Cultura

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