Ainda estamos em março, mas os grupos e associações que participam e promovem a quadra junina amapaense já estão a todo vapor em suas comunidades. Diretoria e brincantes já organizam ensaios técnicos e a apresentação de temas. Este ano, o projeto para o evento estima investimentos de cerca de R$ 2 milhões por parte do maior apoiador, o Governo do Estado.
De acordo com o diretor da Região Norte da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas, Claudio Rogério Sanches, os preparativos iniciaram logo após o carnaval. Os diálogos entre as entidades responsáveis pelo evento, Liga Independente dos Grupos Juninos do Amapá (LIGAJAP) e Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (FEFAP) e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) estão ocorrendo.
O projeto para a realização do tradicional Festival Junino do Amapá já foi entregue à Secult, que discute os detalhes para a realização do evento. Todos os anos, mais de 100 grupos juninos participam da festa, pelo menos 50 somente da capital.
Concursos de dança, evolução coreográfica, escolha da quadrilha revelação, melhor marcador, miss caipira, festa dançante, com vendas de bebidas e comidas típicas fazem parte do Festival. Segundo o diretor da Região Norte da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas, Claudio Rogério Sanches, o projeto prevê investimentos de cerca de R$ 2 milhões este ano.
“Todo o suporte dado através dos recursos, são investidos na geração de emprego para moradores da comunidade a que os grupos pertencem, com estilistas, costureiras, marcadores e outros profissionais” ressaltou Cláudio Sanches.
Este ano, o projeto também prevê a realização de encontros de âmbito estadual para reunir grupos e associações de todos os municípios do Estado, a fim de discutir avanços e propostas para o segmento. Além de cursos e oficinas para capacitação de novos profissionais.
“Um dado muito importante observado ao longo dos anos com a realização do evento no Amapá, é a redução do índice de violência entre os jovens nesse período do ano, uma vez que eles estão envolvidos com os grupos juninos em suas comunidades” afirmou o diretor.
Outra novidade este ano, é que o Amapá tem alcançado bons resultados nesse segmento cultural no Norte. Segundo Claudio Rogério Sanches, o Estado é um forte candidato a sediar o Festival Norte de Quadrilha Junina, mas evento depende de interesse do poder público.
“O Amapá está sendo bem visto na região Norte, pela organização e realização de eventos anteriores” concluiu o diretor, que acredita na realização do evento.
0 comentários:
Postar um comentário
QUADRILHAS.COM - O MELHOR DAS QUADRILHAS JUNINAS NA INTERNET, ACESSE E CONFIRA