Foto do Jornal: Diário do Nordeste (Fortaleza) |
Grupos estão ensaiando desde o mês de janeiro e preveem programação também durante o campeonato mundial
Junho, que já é um mês tradicionalmente festivo devido às comemorações dos dias de São Pedro, Santo Antônio e São João, ganhará mais um motivo para comemorar: a Copa do Mundo. De olho no Mundial, as quadrilhas estão ensaiando desde janeiro, duas vezes por semana. O motivo será um calendário maior, que contemplará todo o campeonato, que acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho.
A Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce) não divulgou, ainda, o calendário oficial. Mas os mais de 350 grupos juninos (esse número não conta as quadrilhas de ruas e escolas), associados à Federação, já trabalham com um período festivo maior.
Reginaldo Rogério, coordenador-geral da quadrilha Zé Testinha, afirma que já existe evento marcado para o começo de junho. ''Nós estamos aguardando o calendário oficial da Fequajuce, mas nós já fechamos uma parceria e nós vamos dançar na primeira semana de junho e no aterro da Praia de Iracema durante os jogos do Brasil", declarou Reginaldo, que complementa: "Se o Brasil ganhar, a festa será maior"
Lenildo Gomes, coordenador de criação e fomento da Secretaria de Cultura de Fortaleza(Secultfor), informou que esse ano será repassado o mesmo valor, em comparação com o ano passado, para as quadrilhas premiadas. "Não houve acréscimos, o valor de repasse previsto no edital será mantido (R$ 75 mil). Ao ser lançado o edital, ele fica em aberto, em seguida é feito o processo de seleção e só depois ele é lançado em forma de valor de recurso. O processo começará em abril e demora em torno de 60 dias", declarou.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura do Estado, responsável pelo Festival Ceará Junino, o edital ainda não foi lançado, mas o valor de repasse aos grupos será de R$ 2,2 milhões.
Temática
Os festivais juninos aproveitarão o período para o explorar o tema futebol. Assuntos ligados à preservação do São João serão mantidos, mas as quadrilhas aproveitarão o período para homenagear a Copa do Mundo. Uma das quadrilhas mais tradicionais do Estado, a Zé Testinha,abriu vagas para iniciantes, que estão ensaiando toda quarta-feira e já está confeccionando as fantasias.
fonte: http://blogdodanubio.blogspot.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário
QUADRILHAS.COM - O MELHOR DAS QUADRILHAS JUNINAS NA INTERNET, ACESSE E CONFIRA